Datas: 21.09 a 16.11.2023
Horário: 19 às 21 horas
Investimento: R$ 1.199,99
A instituição “Curso Prático de Arbitragem” deriva diretamente do primeiro curso de arbitragem ministrado no Brasil, ainda em 1996, na sede da OAB/RJ. Tal instituição desenvolveu diversos outros cursos, todos focados em disputas comerciais complexas, mas nunca deixou de realizar o seu “tradicional” curso de arbitragem.
O curso de arbitragem passou por quatro grandes reestruturações e garantiu que, durante os seus mais de vinte anos, tenha recebido gerações dos mais brilhantes arbitralistas do país. A última grande reestruturação foi em 2020, quando o curso foi realizado pela primeira vez online e o projeto passou a contar com três simulações desafiadoras – ao invés de uma, como era praticado até então. As edições do curso de 2020 e 2021 foram sucessos absolutos de público e de crítica, recebendo mais de 150 alunos cada uma.
Eis que o curso foi integralmente redesenhado para 2023. Fato é que as pesquisas demonstram que o maior interesse do público é na participação em simulações – afinal, conteúdo jurídico de qualidade é encontrado de graça na internet. Mais do que isso, o público sabe que temas avançados de instrução probatória e de técnicas de advocacia são essenciais para uma advocacia de primeira linha.
O Curso Prático de Arbitragem Comercial 2023 foi desenvolvido para isso: um treinamento curto e intensivo no desenvolvimento de técnicas essenciais à advocacia em disputas complexas. Serão menos de dois meses de curso em que as aulas possuirão objetivos claros.
Quer estar preparado para disputas comerciais complexas? Essa é a nossa proposta de aprendizado – provada e comprovada ano em cima de ano, geração em cima de geração. Pergunte a respeito. Você não vai se arrepender.
Introdução à arbitragem.
O curso terá início com quatro aulas introdutórias sobre arbitragem. Serão aulas dinâmicas, participativas e rápidas. Caso conheça algum dos milhares de alunos que já fez o curso vale a pena perguntar como foi essa experiência! Trata-se de uma oportunidade de estudo inesquecível: debates em método socrático, análise de casos, pesquisas e muito mais. São apenas quatro aulas, mas com conteúdo suficiente para as etapas subsequentes do curso.
Habilidades negociais para a organização da disputa.
Nesta etapa os alunos serão treinados a construir e negociar um termo de arbitragem, uma atividade fundamental para a atuação em arbitragens complexas.
Organização da instrução probatória.
Se é verdade que a instrução probatória no poder judiciário segue o rito do Código de Processo Civil, o mesmo não pode ser dito em relação ao procedimento arbitral. Fato é que a instrução é uma etapa aberta à organização pelas partes: algo tanto desafiador quanto fundamental. Se você acha que já passou por treinamento parecido, pode esquecer. Você será exposto à organização de inspeções periciais complexas, à situações cautelares e a tantas outras que ou bem o advogado conhece o direito e sabe resolver ao vivo, ou ficará em silêncio e perderá a chance de convencer o julgador!
Produção de provas e convencimento do julgador.
A última etapa do curso é o principal desafio, quando os alunos deverão instruir provas em uma disputa complexa. Serão técnicas de argumentação oral, de inquirição de testemunhas, de apresentação de objeções em audiência e de tantas outras técnicas e habilidades essenciais à advocacia em disputas estratégicas. Os alunos irão simular o famoso caso de venda de madeiras para o acabamento de uma grande construção no Rio de Janeiro, talvez o caso mais arguido no país!