CURSO Reforma código civil

Coordenadores

Joaquim Muniz

Lucas Mendes

Joana Egito

Professores

Carlos Affonso

Flávio Galdino

Francisco Marino

Giovana Benetti

Glenda Gondim

Guilherme Nitschke

Jorge Cesa

Caitlin Mulholland

Paula Forgioni

Silvio Venosa

Vera Fradera

Wanderley Fernandes

Rafael Gagliardi

Datas: 04, 11, 18, 25, 3O de Julho

Horário: 19h ÀS 21h

Investimento: Gratuito

O “Curso sobre o Projeto de Reforma do Código Civil” tratará do grande tema jurídico de 2024, que é o projeto de lei que pretende modificar significativamente o Código Civil de 2002. O Curso será online e gratuito, sem limitação de público, e contará com apenas cinco aulas (em tempo real), cada uma com duas horas de duração.
O projeto tem por finalidade aprofundar discussões sobre as mudanças trazidas pelo Projeto de Reforma do Código Civil para o público amplo. Mais do que isso, o curso pretende apresentar, para um grande número de pessoas, a sofisticação do direito civil aplicado às disputas contemporâneas, demonstrando a centralidade de seus institutos para os diferentes tipos de casos e estimulando um estudo sério e metodológico do Direito, em um estudo comparativo entre o Código de 2002 e a sua Reforma.
O Curso se propõe a trabalhar institutos de Direito Civil no âmbito de Direito de Empresas, Contratos, Responsabilidade Civil, Direito das Obrigações e Contratos Digitais.

Programação

Módulo 1

Projeto de reforma do código civil (2024): Uma introdução

Grandes civilistas darão sua opinião sobre o projeto, suas idiossincrasias, posições já estabelecidas pela jurisprudência (permanecendo a dúvida se são improfícuas ou não), e utilidades vindouras de teorias que já deveriam estar legisladas. Será analisado o anteprojeto como um todo, sempre tendo como foco o Direito de Empresas e Contratos e todos aqueles que conformam a sua existência no plano civil. Não há bom comerciante que não domine o Direito Civil.

Módulo 2

Responsabilidade civil

O que muda na responsabilidade civil com o Projeto de Reforma? Será abordado o reconhecimento da polifuncionalidade da responsabilidade civil. Responsabilidade Civil vs. Enriquecimento sem causa. Os remédios restitutórios. O silêncio quanto aos punitive damages. Não é melhor enfrentar eventual medo do judiciário quanto à “indústria do dano moral” do que simplesmente aceitá-lo como dogma?

Módulo 3

Direito empresarial

Consolidação do princípio da preservação da empresa. Regras de interpretação para os contratos empresariais. Posição dos minoritários: retrocesso para a governança corporativa? Sociedade limitada: regras em caso de dissolução, exclusão ou resolução da sociedade em relação a um sócio.

Módulo 4

Direito digital 

Direito Digital. Fake news, codificação e tratamento nos tribunais. Direito digital à intimidade, liberdade de expressão, patrimônio e herança digital, contratos e assinaturas digitais, inteligência artificial, entre outros temas.

Módulo 5

Direito das obrigações

O PL destaca a importância de um capítulo atualizado e revisado concernente à teoria geral das obrigações e à teoria geral dos contratos, coadunando-se, ainda, aos princípios do Código de Defesa do Consumidor. A questão que se coloca é se não haveria uma antinomia nesta pretensão.
Uma das grandes inovações trazidas pelo PL, p. ex., são os artigos propostos acerca da cessão de posição contratual, para além da cessão de crédito e da cessão de débito, já reguladas no CC/02. Mas será que há, realmente, uma lacuna a ser suprida, visto que a cessão da posição contratual é usual no Brasil? Ou está-se diante de uma “síndrome de Napoleão”, em que tudo tem que ser codificado e com sérias repercussões sobre a autonomia privada?

Rolar para cima